quinta-feira, 1 de março de 2012

Ensaio para o transito - Mudanças retorno para ponte do Salto na R. Bahia em Blumenau

Tempos atrás estava me dirigindo ao centro pela R. Bahia e tudo seguia muito bem até chegar ao retorno da ponte do salto (oficialmente Lauro Muller). Algumas alterações (tipo um enorme poste de concreto no meio da pista sem "amortecedor" algum para o veículo em colisões), rotatórias e eliminação de cruzamentos.

Na minha opinião a obra não ficou completa. Alguns cruzamentos foram eliminados, mas o problema foi somente transferido de lugar. Um dos piores de todos ainda está lá.

Estou me referindo ao retorno para entrada na ponte do salto para quem vem do bairro em direção ao centro na R. Bahia. Fora o fato de não estar devidamente sinalizado, aos motoristas são dadas 2 opções: tomar a direita para fazer o retorno para a ponte ou seguir pela esquerda para seguir em direção ao centro.
 

Uma questão aritmética simples
O problema ficou evidente quando me vi parado para seguir em direção ao centro com outros poucos veículos. Fiquei um enorme tempo aguardando o sinal abrir sem que nenhum veículo cruzasse a pista. Estava caracterizada a ineficiência daquele arranjo, pois ficamos um bom tempo aguardando ninguém cruzar a pistta até o sinal abrir.

Resolvi parar para contar a quantidade de pistas em cada direção, somando a pista de retorno também, do trecho do retorno até a ponte.

Em resumo a contagem de pistas entre a ponte e o sinal fica assim:
  • 1 pista no sentido centro-bairro
  • 1 pista de "recuo" para retorno
  • 1 pista entre o sinal e o cruzamento em frente à ponte
São 3 pistas lado a lado num trecho de 600 ou 700m.

A contagem das vias de entrada e saída fica assim:
  • Depois do sinal, na direção do centro é somente 1 pista em cada direção.
  • Antes do cruzamento em frente a ponte, no sentido bairro também é 1 pista efetiva para cada lado (considerando o estreitamento nos pardais).
Totalizam 2 para cada lado fora do trecho de retorno.

A diferença na contagem das pistas fora do retorno vs. no retorno é exatamente 1 pista (sem trocadilho), que é a chave para solução do problema.

Fica claro que dá para aproveitar melhor esta sobra simplesmente com mudanças no fluxo e eliminação de gargalos!

O esquema da proposta está resumido na imagem abaixo. Os detalhes da idéia estão mais abaixo.


Alterações no fluxo para retorno
A idéia é bastante simples: todo veículo oriundo do bairro deve obrigatoriamente seguir pela pista da direita, em direção ao recuo. Uma vez no recuo ele poderia seguir livremente à direita (para o centro) ou à esquerda (para a ponte).

A pista central, hoje usada para quem vai para o centro, teria sua direção invertida e serviria somente quem retorna para tomar a ponte.

Quem vem do centro teria pista livre à direita para seguir para a ponte ou para o bairro.

Eliminação do semáforo
Um dos pontos importantes da proposta é a remoção do sinal. Ele perde função já que há pistas o suficiente para quem retorna e quem segue livre.


Controlador de velocidade e o "X" da questão
Uma boa parcela dos automóveis vindos do centro passa para a pista da esquerda, enquanto quem faz o retorno toma a direita para entrar na ponte. Isso resulta num fluxo em "X".

Para evitar problemas, quem chega livre e quem acelera no retorno precisa estar na mesma velocidade, facilitando o "xis" da troca de pistas. 50km/h seriam o ideal neste caso. Quem acelera atinge esta velocidade rapidamente e conseguiria entrar no fluxo com facilidade.

Os automóveis vindos do bairro em direção ao centro estarão automaticamente em baixa velocidade, pois estarão fazendo uma volta e uma curva fechada à direita para seguir. Não é necessário pardal ali.

Entendo que essa idéia desbloquearia aquele trecho, permitindo que todos andem constantemente sem parar nunca. Isso reduziria filas e melhoriaria a vida de todos.

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