quinta-feira, 22 de março de 2012

Ensaio para o trânsito: mundanças cruzamento Al. Rio Branco, XV de Novembro e Castelo Branco em Blumenau


Alterações em um "nó" do Centro da cidade
Este ensaio complementa a proposta de implantação do anel viário leste, para entrada em Blumenau pela via estadual (SC-470), pois ela depende também da boa fluidez do trânsito no centro da cidade, pois este trecho é uma das alças do próprio anel viário.

Um dos pontos mais complicados são os cruzamentos entre a Al. Rio Branco e a XV de Novembro. Em especial àqueles motoristas que pretendem cruzar para entrar na Castelo Branco (Beira Rio). A alameda e a beira rio são desencontradas e com um sinal próximo do cruzamento. É fácil ficar parado no cruzamento ou logo depois dele pois o tráfego não flui por ali.

E todos os dias da semana a mesma história se repete...

Bases da proposta
As bases da proposta são a transformação da Rio Branco e da Nereu Ramos, entre a XV e a Castelo em mão única, além da proibição de conversão à direita na Alameda (na contramão da XV). Esta imagem ilustra o cerne da idéia.

As mudanças da proposta permitiriam a remoção do semáforo no cruzamento da XV com a Alameda, sendo substituída por placa de parada obrigatória.

Artérias do Trânsito
O objetivo maior é permitir liberdade a um grande fluxo que precisaria ter fluidez, tal qual o sangue que precisa circular por artérias desobstruídas para que não aconteça o infarto!

As artérias da proposta seriam as ruas Rep. Argentina e Itajaí, que foram descritas na proposta de criação do anel viário leste, enquanto as ruas Castelo Branco somada à XV trabalhariam em conjunto com a 7 de Setembro.

Isso resultaria em fluxos que formariam 2 círculos concêntricos, representados na figura, que são compostos pelas ruas salientadas em verde no mapa.


Eliminação de bloqueios e gargalos
A remoção de dos 3 sinais de uma única vez no entroncamento entre a Al Rio Branco, a XV de Novembro e a Castelo Branco daria vazão ao tráfego. Com a proibição da conversão à direita não há necessidade de interromper o fluxo da XV. Uma simples placa de parada obrigatória atende a necessidade.

Os veículos chegando em direção ao centro da cidade seguiriam livres em direção à Castelo ou pela XV.

A R. Nereu Ramos precisaria ter sua mão invertida em sentido único entre as ruas XV e a 7 de Setembro, pois serve de retono para quem subirá em direção à Alameda. Como a entrada só acontece pela XV neste trecho, a sinaleira deste antigo cruzamento também pode ser eliminada, já que nenhum veículo cruzaria a frente de outro em nenhum momento, pois estão todos seguindo na mesma direção.

Retorno "na rua seguinte" e espaços de manobra
Alguns motoristas estranharão o percurso maior para fazer um retorno que hoje é feito cruzando a principal diretamente, mas é justamente aí que a proposta traz ganhos. A modificação no sentido de fluxo destas ruas resulta no efeito de criar um ponto de retorno "na rua seguinte", ou no máximo na outra.

Uma quadra é o espaço mínimo de manobra para quem pretende cruzar a via principal no sentido oposto, sem que seja necessário interromper completamente o fluxo da principal.

Mudanças rápidas e de baixo custo
A simples mudança no sentido das vias e desativação destes semáforos não exige investimento algum. A única despesa seria a substituição da sinalização. O prazo também torna-se irrisório, pois a alteração pode ser feita "na calada da noite", quando o fluxo de veículos é pequeno.

Acho que isso resume os principais itens da proposta.

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