Alterações em um "nó" do Centro da cidade
Este ensaio complementa a proposta de implantação do anel viário leste, para entrada
em Blumenau pela via estadual (SC-470), pois ela depende também da boa fluidez do trânsito no
centro da cidade, pois este trecho é uma das alças do próprio anel viário.
Um dos
pontos mais complicados são os cruzamentos entre a Al. Rio Branco e a XV de
Novembro. Em especial àqueles motoristas que pretendem cruzar para entrar na
Castelo Branco (Beira Rio). A alameda e a beira rio são desencontradas e com um
sinal próximo do cruzamento. É fácil ficar parado no cruzamento ou logo depois
dele pois o tráfego não flui por ali.
E todos
os dias da semana a mesma história se repete...
Bases
da proposta
As bases
da proposta são a transformação da Rio Branco e da Nereu Ramos, entre a XV e a
Castelo em mão única, além da proibição de conversão à direita na Alameda (na
contramão da XV). Esta imagem ilustra o cerne da idéia.
As mudanças da proposta permitiriam a remoção do semáforo no cruzamento da XV com a Alameda, sendo substituída por placa de parada obrigatória.
Artérias
do Trânsito
O
objetivo maior é permitir liberdade a um grande fluxo que precisaria ter
fluidez, tal qual o sangue que precisa circular por artérias desobstruídas para
que não aconteça o infarto!
As
artérias da proposta seriam as ruas Rep. Argentina e Itajaí, que foram
descritas na proposta de criação do anel viário leste, enquanto as ruas Castelo
Branco somada à XV trabalhariam em conjunto com a 7 de Setembro.
Isso
resultaria em fluxos que formariam 2 círculos concêntricos, representados na
figura, que são compostos pelas ruas salientadas em verde no mapa.
Eliminação
de bloqueios e gargalos
A remoção de dos 3 sinais de uma única vez no entroncamento
entre a Al Rio Branco, a XV de Novembro e a Castelo Branco daria vazão ao tráfego. Com a proibição da
conversão à direita não há necessidade de interromper o fluxo da XV. Uma simples
placa de parada obrigatória atende a necessidade.
Os
veículos chegando em direção ao centro da cidade seguiriam livres em direção à
Castelo ou pela XV.
A R.
Nereu Ramos precisaria ter sua mão invertida em sentido único entre as ruas XV
e a 7 de Setembro, pois serve de retono para quem subirá em direção à Alameda.
Como a entrada só acontece pela XV neste trecho, a sinaleira deste antigo
cruzamento também pode ser eliminada, já que nenhum veículo cruzaria a frente
de outro em nenhum momento, pois estão todos seguindo na mesma direção.
Retorno
"na rua seguinte" e espaços de manobra
Alguns
motoristas estranharão o percurso maior para fazer um retorno que hoje é feito
cruzando a principal diretamente, mas é justamente aí que a proposta traz
ganhos. A modificação no sentido de fluxo destas ruas resulta no efeito de
criar um ponto de retorno "na rua seguinte", ou no máximo na outra.
Uma
quadra é o espaço mínimo de manobra para quem pretende cruzar a via principal
no sentido oposto, sem que seja necessário interromper completamente o fluxo da
principal.
Mudanças
rápidas e de baixo custo
A simples
mudança no sentido das vias e desativação destes semáforos não exige
investimento algum. A única despesa seria a substituição da sinalização. O prazo também torna-se
irrisório, pois a alteração pode ser feita "na calada da noite",
quando o fluxo de veículos é pequeno.
Acho que
isso resume os principais itens da proposta.
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